
Um triângulo cheio de história
Quem passa pelo Largo da Misericórdia talvez não imagine a importância desse local para São Paulo. Inscrito no território mais antigo da cidade, o Centro Histórico, nele foi construído o Chafariz da Misericórdia, primeiro sistema público de abastecimento de água, em 1791. Seu entorno viraria um ponto de encontro de afro-brasileiros escravizados e livres, ainda que sob olhares desconfiados da elite da época.
Talhado em pedra de cantaria, o chafariz foi construído por Joaquim Pinto de Oliveira, também conhecido como Tebas. Negro e ex-escravizado, ele se tornou arquiteto requisitado e deixou sua marca em grandes obras na capital paulista. Sua história, no entanto, foi apagada por muito tempo, assim como a de inúmeras pessoas que moldaram São Paulo sem jamais terem seus nomes lembrados.
É em homenagem a Tebas, e a todas as mãos que ergueram essa cidade, que Somauma batiza seu novo empreendimento.
O Centro Histórico espera por você
O Edifício Tebas foi o último prédio erguido no Centro Histórico de São Paulo, em 1977, e é uma das últimas obras assinadas pelo escritório de arquitetura mais longevo do Brasil, o Escritório Técnico Ramos de Azevedo, Severo & Villares.
Na última década, o edifício perdeu seu brilho e acabou subutilizado. O projeto de retrofit adapta os dez pavimentos do edifício para uso misto unindo residência, gastronomia e cultura.
São 43 unidades para morar ou hospedar, além de restaurante, café, espaço cultural e terraço abertos ao público. Cada ambiente traz como pano de fundo marcos arquitetônicos, como o Palacete Tereza Toledo de Lara, construído em estilo renascentista francês, e o Edifício Triângulo, assinado por Oscar Niemeyer.
Pé direito alto e amplas janelas em três tipos de planta
Tebas oferece três tipos de planta, todas com pé-direito alto, amplas janelas que garantem uma excelente entrada de luz natural, integração com o entorno e bom aproveitamento do espaço. Os apartamentos são entregues prontos para morar, pensados para quem prioriza praticidade, autenticidade e a experiência urbana.
Estúdios de 33 m²
Apartamentos 1 Dormitório de 42 m²
Casa suspensa de 271 m²

Planta do Estúdio 33 m²

Planta 1 Dormitório 42 m²

Planta da Casa suspensa 271 m²

Planta do Estúdio 33 m²
Seu apartamento pronto para ser ocupado desde o primeiro dia
No Edifício Tebas, as unidades são entregues prontas para morar. Essa escolha faz parte da nossa visão de sustentabilidade: reduzir impactos ambientais, ampliar o saldo positivo de carbono e oferecer conforto imediato a quem chega.
Design e curadoria: interiores assinados pela MM18 Arquitetura, integrados ao conceito e à materialidade do edifício.
Conforto imediato: pisos instalados, aquecedor de água e pontos de ar-condicionado preparados.
Cozinha montada: bancada, cuba em inox e misturador monocomando com filtro de água embutido.
Banheiros completos: louças, metais e bancada.
Entregar os apartamentos prontos para morar amplia o ciclo virtuoso iniciado na reabilitação do edifício. Cada produto é escolhido com critérios técnicos e ambientais, priorizando a origem responsável, a durabilidade e a eficiência. Pisos produzidos a partir da reciclagem de louças sanitárias trituradas e metais com economizadores de água são alguns exemplos de escolhas que reduzem impactos.

Estúdio | Perspectiva ilustrada | Sujeito a alterações



Estúdio | Perspectiva ilustrada | Sujeito a alterações
Um viva para a caminhabilidade
Uma curta caminhada pelos calçadões revela um incomparável encontro entre arquitetura histórica, vida cultural, serviços públicos, negócios e espaços de entretenimento. Um cenário em constante movimento por onde circulam milhares de pessoas todos os dias da semana. Tudo a poucos minutos de estações de metrô, terminais de ônibus e grandes avenidas que levam a toda São Paulo.
Estação da Sé: 3 minutos
Estação São Bento: 7 minutos
Terminal Bandeira: 9 minutos
Terminal Parque Dom Pedro II: 10 minutos
Fácil acesso a avenidas que conectam outras regiões da cidade, como 23 de Maio, Rangel Pestana e Radial Leste

Perspectiva ilustrada da Calçada suspensa no 1º andar

Perspectiva ilustrada do restaurante no 2º andar

Perspectiva ilustrada do espaço cultural no 1º andar

Perspectiva ilustrada da Calçada suspensa no 1º andar
Conexão com a calçada
No projeto de regeneração, o Edifício Tebas abre seus primeiros andares para o público, ampliando a vitalidade já presente no térreo e adiciona gastronomia, arte e cultura para o empreedimento.
No 1º andar, a antiga marquise ganha nova função e se transforma em uma calçada suspensa. Um guarda-corpo iluminado e uma jardineira contínua percorrem toda sua extensão, criando um espaço de permanência e contemplação.
O 2º andar recebe um restaurante com grandes janelas que se abrem para o entorno, conectando o interior do edifício à paisagem urbana.
Esses andares, abertos também a não moradores, funcionam como uma extensão da rua, convidando o público a viver o edifício como parte da cidade.

Logo na entrada do edifício, ainda no nível da rua, o nome Tebas se inscreve com força tipográfica, ladeado por uma imagem que homenageia todas as mãos que contribuíram para a construção da cidade que existe hoje | Perspectiva ilustrada do painel na fachada do edifício

A portaria abriga verbetes sobre liberdade e homenagens ao Chafariz da Misericórdia e a Tebas. Um banco - desenhado com pedra, madeira e ferro - reverencia a cantaria como legado e reinvenção. | Perspectiva ilustrada do painel no hall de entrada

Painéis centrais e modulares inspirados no ofício e no legado deixado por Tebas também serão instalados nos andares dos apartamentos. | Perspectiva ilustrada do painel na circulação dos andares

Logo na entrada do edifício, ainda no nível da rua, o nome Tebas se inscreve com força tipográfica, ladeado por uma imagem que homenageia todas as mãos que contribuíram para a construção da cidade que existe hoje | Perspectiva ilustrada do painel na fachada do edifício
Arte e história
A história do Largo da Misericórdia e do chafariz construído por Tebas será lembrada por meio de instalações e murais permanentes, presentes na fachada e nos espaços internos do edifício.
Esse território, marcado por articulações negras e afrodiaspóricas, recebe, agora, obras criadas pelo Coletivo Coletores e pelo MUDA.KO Studio, em diálogo entre cultura urbana, matrizes ancestrais, memória silenciada e direito à cidade.
Logo na entrada do edifício, ainda no nível da rua, o nome Tebas se inscreve com força tipográfica, ladeado por uma imagem que homenageia todas as mãos que contribuíram para a construção da cidade que existe hoje. A portaria abriga verbetes sobre liberdade e homenagens ao Chafariz da Misericórdia e a Tebas. Um banco - desenhado com pedra, madeira e ferro - reverencia a cantaria como legado e reinvenção. Painéis centrais e modulares inspirados no ofício e no legado deixado por Tebas também serão instalados nos andares dos apartamentos.
Endereço
Plantão de vendas
Largo da Misericórdia, 20
Centro Histórico | São Paulo
01012-020
Casa Somauma
Av. São Luis, 84 - República
Todos os dias, das 9h às 18h
SM02 - Edifício TTL SPE LTDA, inscrita no CNPJ/MF sob nº 44.380.369/0001-42, com sede à Avenida São Luís, 86, 19° Andar, República, São Paulo/SP, CEP 01046-001. Condomínio denominado “EDIFÍCIO TEBAS”, aprovado pela Prefeitura Municipal de São Paulo através do Alvará de Aprovação e Execução de Requalificação n. 2025/02151-00, emitido em 06/05/2025 e apostilamento de Alvará de Aprovação e Execução de Requalificação n. 2025/02151-01, emitido em 14/07/2025, devidamente registrado em 28/08/2025, 2025 sob nº R.21 da matrícula nº 13.279 do 4º Cartório de Registro de Imóveis de São Paulo/SP, nos termos da Lei nº 4.591/64. As imagens e perspectivas são meramente ilustrativas, podendo ser alteradas sem prévio aviso. O empreendimento e suas unidades serão entregues conforme memorial descritivo que acompanha o contrato de venda e compra.


